Li uma notícia na Info Exame um tanto quanto interessante e diferente. Ao invés de usar as tradicionais formas de pagamento via senha ou cartão, o Alibaba, um site de comércio eletrônico, está usando um sistema de pagamento via selfie.
A pessoa tira uma selfie para pagar a compra de um produto ou serviço pela internet. Basta olhar para o visor na hora de pagar a conta e tirar a selfie. Com certeza é uma revolução na tecnologia e, na minha opinião que trabalho em indústria de software, um tanto quanto arriscada por não ser nada prática.
A própria tecnologia via impressão digital, via íris e ou via reconhecimento facial tem características únicas que dificultam a vida de bandidos digitais, porém elas não são práticas e são caras. Entendo que a tecnologia não está pronta para uso em massa e é suscetível a falhas.
Sei que o sistema de pagamento via selfie veio para querer inovar e também despertar a atenção para os problemas de segurança existentes em pagamentos pela internet, porém se essa será a melhor solução para o futuro, somente o tempo dirá.
O que você acha sobre o assunto? Veja abaixo a reportagem completa sobre o sistema de pagamento via selfie.
Conteúdo desse artigo:
Reportagem sobre Sistema de pagamento via selfie
O presidente do Alibaba Jack Ma demonstrou no sábado (14) um sistema de pagamento online que usa reconhecimento facial para concretizar a transação: o usuário precisa apenas tirar uma selfie para comprar um produto ou serviço pela internet.
Demostrada durante uma conferência da CeBit, feira de tecnologia e invovação que acontece em Hannover, Alemanha, a tecnologia já está sendo testada pela Ant Financial, um banco chinês que utiliza o sistema de pagamentos da Alibaba em suas operações internas.
Ma utilizou a tecnologia para comprar um presente para o prefeito de Hannover pelo Alibaba, um selo comemorativo do aniversário da cidade. Em um smartphone, o executivo apertou um botão “comprar”, que acionou um programa de reconhecimento facial.
“Pagamento online sempre é uma dor de cabeça. Você esquece a senha, se preocupa com sua segurança. Hoje vamos mostrar como as pessoas vão comprar coisas online no futuro”, afirmou o presidente e fundador da Alibaba antes de realizar a demonstração.
O executivo não respondeu questões sobre o produto. Mas afirmou que planeja disponibilizar a tecnologia ao público até 2017.
Fonte: Info Exame
Outros artigos
VEJA TAMBÉM!
Você já conhece nosso outro blog, o Vida de Turista? Dicas de viagem e promoções de verdade para você fazer sua próxima viagem!